O segredo do sucesso
Quer saber? Eu nem
sabia como montar um blog. A Minha primeira postagem divulguei no Face como: “Descobri que até as pobres mortais podem
ter um blog”. Achei estranha, essa insistência em utilizar o blog para a
educação. Da primeira vez que fiz um curso sobre leitura, já tinham falado
sobre como trabalhar com blogs. Eu já tinha algumas crônicas rascunhadas e o
meu filho dizia, monta um blog pra você.
Fiquei imaginando na
dificuldade que eu teria e ia postergando essa decisão. A minha grande
incentivadora foi a tutora do curso que estou fazendo Roseli Garcia, ela escreveu uma
frase que foi a gota dágua. Quando você montar o seu blog, não se esqueça de
deixar o endereço! Essas palavras ficaram ecoando em minha cabeça e uma colega
do meu filho disse: gostaria de ler a sua crônica do coqueiro. Eu tinha
redigido em várias capas de caderno de livrinhos, apostilas, difícil era juntar
todos. Resolvi reescrevê-las. Só do coqueiro eu tinha quatro. Inclusive a ideia
de escrever crônicas veio do coqueiro que plantei no meu quintal e dos
problemas que esta planta me causou. Então quando divulgo a cronicamaia eu
posto também a foto do coqueiro, virou a minha marca.
As pessoas querem ver a
sua própria história publicada, é outro segredo do sucesso. Envolver as pessoas, é a
melhor forma de busca aos leitores. Postei uma nova crônica, bem divertida e
fiz o meu marketing: “Tá nervoso, vá ler
o meu blog, olha o link” e o bordão ficou: “Passe por lá” Como dizem: a
propaganda é a alma do negócio!
Fiz a divulgação do meu
blog com os alunos, com os ex-alunos, nas duas escolas que leciono, sempre tiro
alguma ideia com as pessoas que converso. ( Atenção você pode ser o próximo
alvo). E mais, tive a ideia de postar
sempre um vídeo ou artigo relacionado ao assunto do dia. Todos os dias tenho
novidades, as pessoas são ávidas por novidade. Não se permite mais estagnar, a
tecnologia está obrigando a andar e rápido. Descobri que no site de busca já
está o Cronicamania, aliás o nome? Veio num estalo, um nome que contasse de cara
o porquê do nome. Sem acento, é porque é uma marca. Maisena não seria com S? No entanto á marca é Maizena com Z. Telefonica não teria acento
circunflexo no “O”?
O segredo do sucesso, é
você leitor, que está sempre à procura de novidades. Só tenho a agradecer a
Secretaria da Educação por ter me permitido a chance de saber montar um blog e
assim eu conseguir dar a minha participação para ser uma educadora do presente
e do futuro!
Tenho projetos para
trabalhar com blogs em sala de aula, já que os alunos não cansam de utilizar os
celulares, desta vez utilizarão, com a minha permissão.
Cezar Magalhães: O tempo é um bem cada vez mais precioso e este espaço pretende respeitar o seu, fornecendo doses textuais homeopáticas, mas contundentes, sobre os temas assinalados, permeando testemunhos e situações sugestivas.
A propaganda não é (só) a alma do negócio
Propaganda, divulgação, publicidade, publicação, informação, dica, sugestão, indicação, testemunho, alarde, boca no trombone… De quantas maneiras mais poderíamos dar a entender que estamos tentando falar do conjunto de atividades destinadas a dar conhecimento a quem possa interessar, de que há algo de seu interesse disponível para aquisição no mercado?
Alguém já disse que o ovo de pata é maior, mais saudável e mais nutritivo do que o de galinha. Então qual a razão de consumirmos ovos de galinha e não os ovos de pata? A resposta seria que a galinha ao botar um ovo, cacareja, festeja, abre o bico, anuncia, chama à atenção, alardeia, faz uma tremenda propaganda enquanto que a pata, fecha o bico, fica na sua, sai de fininho e não dá a conhecer a existência do seu produto.
A alegoria se presta ainda hoje para ilustrar a importância da propaganda no contexto geral do marketing. Tanto que muitos ainda continuam a confundir a atividade com o próprio marketing. Quem, da área, ainda não ouviu alguém dizer que precisava fazer um “marketing” de seu produto num determinado veículo de comunicação? Os profissionais do setor arrancam os cabelos.
A importância da propaganda é um dos pontos capitais pelo sucesso em fazer o público alvo de qualquer produto ou serviço ficar sabendo da existência e da disponibilidade do dito cujo. Só é preciso ficar esperto para não achar que, sozinha, a propaganda vai fazer o serviço de vendas e de distribuição.
A propaganda influencia diretamente tantos setores de uma organização que pode-se dizer que, além da alma, é o sangue que corre por todas as veias de qualquer empresa pois dimensiona a produção, determina as localizações dos estoques, define a logística de distribuição e influencia na decisão de compra do cliente. Tamanho leque de posicionamentos justifica a importância do setor e o tamanho dos salários auferidos pelos profissionais que se destacam trabalhando por aí.
Propaganda é o único setor cuja influência flui em sentido contrário à linha de poder. O funcionário criador de uma campanha publicitária precisa vender o seu peixe ao seu gerente, que precisa repassá-lo ao diretor, que precisa convencer o presidente ou o dono do negócio.
Quem já teve a oportunidade de circular pelo ambiente sob a responsabilidade da propaganda, dificilmente deixou de se apaixonar, pois, apesar da carga de estresse natural e permanente, tudo exala criatividade, quebra de paradigmas, novidades, desafios e uma bela dose indispensável de bom humor.
Foto: Yabe Consultoria
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