domingo, 14 de julho de 2013

O segredo do sucesso da Cronicamania

                                  O segredo do sucesso
Quer saber? Eu nem sabia como montar um blog. A Minha primeira postagem divulguei no Face como: “Descobri que até as pobres mortais podem ter um blog”. Achei estranha, essa insistência em utilizar o blog para a educação. Da primeira vez que fiz um curso sobre leitura, já tinham falado sobre como trabalhar com blogs. Eu já tinha algumas crônicas rascunhadas e o meu filho dizia, monta um blog pra você.
Fiquei imaginando na dificuldade que eu teria e ia postergando essa decisão. A minha grande incentivadora foi a tutora do curso que estou fazendo Roseli Garcia, ela escreveu uma frase que foi a gota dágua. Quando você montar o seu blog, não se esqueça de deixar o endereço! Essas palavras ficaram ecoando em minha cabeça e uma colega do meu filho disse: gostaria de ler a sua crônica do coqueiro. Eu tinha redigido em várias capas de caderno de livrinhos, apostilas, difícil era juntar todos. Resolvi reescrevê-las. Só do coqueiro eu tinha quatro. Inclusive a ideia de escrever crônicas veio do coqueiro que plantei no meu quintal e dos problemas que esta planta me causou. Então quando divulgo a cronicamaia eu posto também a foto do coqueiro, virou a minha marca.
As pessoas querem ver a sua própria história publicada, é outro segredo do sucesso. Envolver as pessoas, é a melhor forma de busca aos leitores. Postei uma nova crônica, bem divertida e fiz o meu marketing: “Tá nervoso, vá ler o meu blog, olha o link” e o bordão ficou: “Passe por lá” Como dizem: a propaganda é a alma do negócio!
Fiz a divulgação do meu blog com os alunos, com os ex-alunos, nas duas escolas que leciono, sempre tiro alguma ideia com as pessoas que converso. ( Atenção você pode ser o próximo alvo).  E mais, tive a ideia de postar sempre um vídeo ou artigo relacionado ao assunto do dia. Todos os dias tenho novidades, as pessoas são ávidas por novidade. Não se permite mais estagnar, a tecnologia está obrigando a andar e rápido. Descobri que no site de busca já está o Cronicamania, aliás o nome? Veio num estalo, um nome que contasse de cara o porquê do nome. Sem acento, é porque é uma marca. Maisena não seria com S? No entanto á marca é Maizena com Z. Telefonica não teria acento circunflexo no “O”?
O segredo do sucesso, é você leitor, que está sempre à procura de novidades. Só tenho a agradecer a Secretaria da Educação por ter me permitido a chance de saber montar um blog e assim eu conseguir dar a minha participação para ser uma educadora do presente e do futuro!
Tenho projetos para trabalhar com blogs em sala de aula, já que os alunos não cansam de utilizar os celulares, desta vez utilizarão,  com a minha permissão.


Cezar Magalhães: O tempo é um bem cada vez mais precioso e este espaço pretende respeitar o seu, fornecendo doses textuais homeopáticas, mas contundentes, sobre os temas assinalados, permeando testemunhos e situações sugestivas.


A propaganda não é (só) a alma do negócio


Propaganda, divulgação, publicidade, publicação, informação, dica, sugestão, indicação, testemunho, alarde, boca no trombone… De quantas maneiras mais poderíamos dar a entender que estamos tentando falar do conjunto de atividades destinadas a dar conhecimento a quem possa interessar, de que há algo de seu interesse disponível para aquisição no mercado?
Alguém já disse que o ovo de pata é maior, mais saudável e mais nutritivo do que o de galinha.  Então qual a razão de consumirmos ovos de galinha e não os ovos de pata?  A resposta seria que a galinha ao botar um ovo, cacareja, festeja, abre o bico, anuncia, chama à atenção, alardeia, faz uma tremenda propaganda enquanto que a pata, fecha o bico, fica na sua, sai de fininho e não dá a conhecer a existência do seu produto.
A alegoria se presta ainda hoje para ilustrar a importância da propaganda no contexto geral do marketing. Tanto que muitos ainda continuam a confundir a atividade com o próprio marketing. Quem, da área, ainda não ouviu alguém dizer que precisava fazer um “marketing” de seu produto num determinado veículo de comunicação?  Os profissionais do setor arrancam os cabelos.
A importância da propaganda é um dos pontos capitais pelo sucesso em fazer o público alvo de qualquer produto ou serviço ficar sabendo da existência e da disponibilidade do dito cujo. Só é preciso ficar esperto para não achar que, sozinha, a propaganda vai fazer o serviço de vendas e de distribuição.
A propaganda influencia diretamente tantos setores de uma organização que pode-se dizer que, além da alma, é o sangue que corre por todas as veias de qualquer empresa pois dimensiona a produção, determina as localizações dos estoques, define a logística de distribuição e influencia na decisão de compra do cliente. Tamanho leque de posicionamentos justifica a importância do setor e o tamanho dos salários auferidos pelos profissionais que se destacam trabalhando por aí.
Propaganda é o único setor cuja influência flui em sentido contrário à linha de poder. O funcionário criador de uma campanha publicitária precisa vender o seu peixe ao seu gerente, que precisa repassá-lo ao diretor, que precisa convencer o presidente ou o dono do negócio.
Quem já teve a oportunidade de circular pelo ambiente sob a responsabilidade da propaganda, dificilmente deixou de se apaixonar, pois, apesar da carga de estresse natural e permanente, tudo exala criatividade, quebra de paradigmas, novidades, desafios e uma bela dose indispensável de bom humor.



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