quinta-feira, 25 de julho de 2013

Um pouco de calor humano

                                        Um pouco de calor humano
Há muito não fazia tanto frio desta forma. Fiquei pensando nos pinguins, como eles suportam tanto frio. E os ursos polares. Assisti a um vídeo sobre o ursos e descobri que a falta de território para caça,  que é no gelo, está fazendo dos ursos caçadores mais velozes e vorazes.
Notei que até as propagandas que mandam via internet, aproveitaram pra tentar convencer os clientes a comprar lareiras elétricas.  Creio que funciona pra muita gente porque não estamos acostumados ao frio tão forte.
Tomei um chá quentinho ao levantar, aliás fiquei embaixo das cobertas até tarde, assisti um pouco as notícias sobre o papa Francisco e vi tanta gente embaixo de chuva e frio aguardando um aceno do religioso. O povo precisa mesmo de um religioso em quem possa confiar porque nos políticos está quase impossível de acreditar. O povo está carente de um representante de Deus. Acho um exagero das pessoas o adorarem. Ele é apenas um homem, talvez com mais fé que qualquer um. Deve ser bem tratado, como qualquer outro ser humano. Ser humilde é a maior característica desse representante da igreja. Ele tem a palavra certa na hora certa, na hora certa. Uma figura realmente carismática e por isso foi eleito. Características de um latino.
Voltando ao frio, fiquei pensando em quantas pessoas não estão preparados para tanto frio. Vi até em uma cidade, colocaram cabides nas árvores para que as pessoas doem blusas de frio. Que campanha bonita! Isso sim é solidariedade, se tiver em  minha cidade doarei alguma coisa. Bem pensado, talvez as igrejas estejam coletando agasalhos às pessoas necessitadas. Se dentro de casa sentimos tanto frio, imagine as pessoas que vivem nas ruas. Havia no Facebook ,  um abrigo pedindo pra divulgar o endereço, já é algum gesto de solidariedade compartilhar.
O maior gesto de fé em Deus é ajudar ao próximo. Isso é pregado em todas as religiões, mas não precisaria ser só das religiões e sim do ser humano , pensar no próximo.

O frio veio forte, para testar a capacidade do homem de ser solidário. Estou abrigada e o meu semelhante?



                           

                                          O pinguim Imperador
O pinguim-imperador é a maior espécie de pinguins que existe. O seu peso em adulto ronda os 30 a 40 kg e o seu tamanho entre os 110 e os 115 centímetros. Vivem no continente antárctico.
Têm a cabeça e o pescoço (na parte anterior) de cor preto, enquanto a parte da frente do pescoço é de cor branca alaranjada. O seu bico é forte e fino, ligeiramente curvado até abaixo. Alcançam a maturidade sexual a partir dos quatro anos de idade e em média vivem 18 a 20 anos.
A sua alimentação baseia-se em pequenos peixes, crustáceos e lulas, como todas as outras espécies de pinguins. Nas épocas de acasalamento, os pinguins-imperador procuram o seu par do ano anterior. Apenas em casa de não a encontrarem, normalmente devido à morte desta, procuram outra fêmea. Por vezes acontece que um pinguim macho encontra uma fêmea que está livre por não encontrar o seu par anterior, mas se este aparecer, o terceiro tem de ir-se embora e procurar uma nova fêmea.
Pinguim-imperador
Apesar de serem pares estáveis ao longo dos anos, isto não evita que o ritual de acasalamento e coteja não se leve a cabo. Os lugares onde procriam podem ser perto do mar ou inclusive a 90 km no interior do continente. A fêmea põe um ovo de passa imediatamente ao macho para que ele o incube. A incubação dura dois meses em que o macho não se alimenta, apenas dorme e cuida do ovo. Nesse período, o macho pode chegar a perder até metade do seu peso.
É uma altura difícil pois no Inverno antárctico há noites que chegam ter mais de 20 horas de escuridão e frio. Nesse período, a fêmea regressa para procurar alimentos no mar. Os pinguins-imperador podem submergir-se a mais de 300 metros de profundidade e permanecer mergulhando até 20 minutos. Um dos predadores no mar é as orcas e os leões-marinhos.
                                                                              De: Mundo entrepatas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário