sexta-feira, 28 de junho de 2013

Constrangimentos

                                          Constrangimentos
Alguns furos que a gente dá na vida, são inesquecíveis e  irrecuperáveis. Alguns viram comédia. Eu era nova no grupo e estávamos num churrasco. Um rapaz começou a recolher o dinheiro e como estavam todos assistindo a um jogo de copa e eu disse que achava caro me referindo ao bolão. Eles estavam recolhendo a “ vaquinha” da carne. Fiquei como a mesquinha e nem tive a chance de me corrigir. Não seria nada pra mim hoje mas não no tempo em que eu era super tímida. Hoje os jovens usam a frase “ foi mal” e fica tudo certo.
Certo dia fui avisar a um senhor que esquecera o farol aceso do carro dele  no posto e ele disse que havia deixado porque iria voltar logo. No outro cedi o meu lugar na fila do supermercado, pois o cliente portava apenas um produto e ele disse que ficaria na fila. Detalhe, meu carrinho estava cheio! Às vezes queremos ser gentís e pessoas nos cortam, estranham gentilezas ou tem senso de justiça?
Uma vez um rapaz bem vestido ofereceu um lugar para uma senhora no ônibus e ela achou ruim. Que se há de fazer se ela parecia mesmo gestante? Uma colega de trabalho ,que era gordinha me disse que, um dia no banco, horário de almoço tempo corrido, encheu os pulmões fingiu-se de grávida e foi atendida rapidinho.
Minha colega disse que não esquece o que eu  disse a ela. Você convida uma vez a uma festa, a pessoa não vem, convida outra a  pessoa não vem novamente, você acaba por não convidá-la mais, porque quando convidamos alguém é porque temos o prazer de vê-la entre os amigos.
Um amigo me contou que estava com gazes naquele dia. “ Estava ciente que não faria barulho, passou pelo teste, só que estava com mais dois outros rapazes que ao sentirem o cheiro horrível foram logo dizendo: “ Tem algum rato podre por aqui, que fedô! “ Difícil foi o meu amigo não rir pra não se entregar que era ele o dono da arte.
O colega que tem um metro e oitenta de altura teve um acesso de disenteria momentânea, pior , estava dirigindo, parou no posto já verde de tanto segurar, perguntou no bar, onde era o banheiro. Mal o rapaz indicou ,  ele já se encontrava lá. Mas ele tinha um problema com banheiros estranhos e fez algo que percebo algumas pessoas que fazem isso: subiu em cima do vaso. Banheiro apertado e ainda era depósito de botijão de gás. E não é que o gaseiro chegou gritando e dando um chute na porta: o gás! Rolaram vários botijões e ele  , o grandalhão, com as calças abaixadas até o joelho.  Que situação constrangedora! O gaseiro, com certeza, nunca mais chegou chutando a porta!







Enredo[editar]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Shrek é um ogro que vivia feliz e sozinho num pântano, em meio à floresta, em uma terra chamada Duloc. Repentinamente, ele vê sua solidão ameaçada quando o governante de Duloc, Lord Farquaad, decide expulsar todas as criaturas mágicas para floresta. Shrek fica muito irritado e oferece um acordo com Lord Farquaad: ele iria buscar a mulher dos sonhos de Lord Farquaad, a princesa Fiona (que na vida real, é conhecida como Faraela Mártuceli Caitanu), que vivia adormecida, aprisionada num castelo guardada por um dragão, e Farquaad tiraria todas as criaturas mágicas da floresta, devolvendo o sossego de seu pântano.
Shrek parte em sua missão, acompanhado por um burro falante, que se une a ele por gratidão, pois Shrek teria salvo a sua vida. Os dois conseguem libertar a princesa mas, no caminho de volta a Duloc, quando os dois começam a se conhecer melhor, acabam por se apaixonarem um pelo outro.
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Voz dos personagens[editar]

PersonagemOriginal Estados UnidosDublador BrasilDobrador Portugal
ShrekMike MyersBussundaJosé Jorge Duarte
BurroEddie MurphyMário Jorge de AndradeRui Paulo
Princesa FionaCameron DiazFernanda CrispimCláudia Cadima
Homem-BiscoitoConrad VernonMarcelo CoutinhoCarlos Macedo
Lobo MauAron WarnerLuiz Carlos PersyCarlos Freixo
Lorde FarquaadJohn LithgowClaudio GalvanFilipe Duarte
Le Hood /
Robin dos Bosques
Aron WarnerGuilherme BriggsRicardo Afonso
PinóquioCody CameronManolo ReyPaulo Oom
Os Três PorquinhosCody CameronCarlos Macedo,
Carlos Freixo
e André Maia

Prêmios[editar]

PrêmioCategoriaRecebedor(s)Resultado
OscarMelhor Filme de AnimaçãoAaron WarnerVenceu
Melhor Roteiro AdaptadoTed Elliott, Terry Rossio, Joe Stillman, Roger S. H. Schulman
Baseado no livro Shrek! de William Steig
Indicado
Festival de CannesPalma de OuroAndrew AdamsonIndicado

Piadas e paródias[editar]

O filme teve grande destaque por ter um humor inovador e se utilizar de paródias com artistas famosos e clássicos de contos de fadas. Esta é uma pequena lista de algumas paródias que podem ser identificadas no filme:
  • No quarto de Farquaad, atrás de sua cama, existem alguns quadros com a imagem do personagem. Um deles mostra Farquaad saindo do oceano, numa paródia do quadro de Botticelli O Nascimento de Vênus.
  • A cena em que Fiona, acidentalmente, mata um passáro, ao cantar em um tom extramamente alto, é uma paródia do clássico da Disney A Branca de Neve.
  • Na cena em que Fiona luta com Robin Hood (em Portugal Robin dos Bosques), em alguns golpes, ela salta e fica parada no ar, com a imagem congelada. A câmera se movimenta ao redor dela, mostrando a imagem em todos os ângulos, numa clara refêrencia ao filme Matrix. Além disso ela usa golpes semelhantes aos do filme As Panteras (em Portugal Os Anjos de Charlie), no qual Cameron Diaz, que dá voz a Fiona na versão original de Shrek, era uma das atrizes.
  • No final do filme, o homem-biscoito aparece apoiado numa muleta, e diz: "Deus abençoe a todos". Isso é uma paródia de um trecho do livro de Charles Dickens, Um Conto De Natal.
  • O filme ainda faz referência a diversos contos de fadas e clássicos, como Os Três Porquinhos, Robin Hood, Pinóquio, entre outros...

Trilha sonora[editar]

  1. "Stay Home" - Self
  2. "Best Years of Our Lives" - Baha Men
  3. "Like Wow!" - Leslie Carter - (créditos finais)
  4. "It Is You (I Have Loved)" - Dana Glover - (créditos finais)
  5. "True Love's First Kiss" - John Powell
  6. "All Star" - Smash Mouth - (créditos iniciais)
  7. "Bad Reputation " - Joan Jett
  8. "I'm on My Way" - The Proclaimers
  9. "My Beloved Monster" - Eels
  10. "You Belong to Me" - Jason Wade
  11. "Hallelujah" - Rufus Wainwright (Apesar do cover de Wainwright da canção de Leonard Cohen estar na trilha sonora álbum, a versão que aparece no filme é de John Cale.)2
  12. "I'm a Believer" - Smash Mouth
  13. "I'm a Believer (reprise)" - Eddie Murphy - (créditos finais)

Outras canções[editar]

Estas músicas fazem parte do filme, mas não estão na trilha sonora.

Sequências[editar]

Filmes[editar]

Shrek Forever After foi confirmado como o último filme da franquia 3

Especiais[editar]

Ligações externas[editar]

O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Shrek

Referências

  1. a b Shrek (2001). Box Office Mojo. Página visitada em 28-02-2011.
  2. Erlewine, Stephen Thomas. Shrek Original Soundtrack review. Allmusic. Página visitada em 2008-12-19.
  3. "Shrek 4 o último filme da franquia será em 3D"

Nenhum comentário:

Postar um comentário