segunda-feira, 24 de junho de 2013

Descartáveis

                                                    Descartáveis
O maior problema dos descartáveis é  a quantidade de lixo que produzem. A tentativa de reaproveitamento e uma forma de produzirmos menos lixo.
Estive pensando, esses jovens que têm atitudes estranhas e ainda esnobam: “ Hoje fiquei com meia dúzia!” Certo dia perguntei a uma jovem se elas não se sentem descartáveis. Ela afirmou que sim. Eu perguntei a ela, então porque não mudam de atitude? Moda, talvez. Perguntei  se não é ruim ver o seu ficante com a sua melhor amiga. “ Não sente  ciúmes?” Muitas vezes sentem. Todos fingem não se importar.
Certa vez minha sobrinha disse: a fila anda! E disse que para a amiga a fila não andou em linha reta, mas em círculos se referindo ao namorado que tinha sido ex. E criticou a colega. Eu digo mais, se o relacionamento hoje é descartável, então estão reciclando até os amores?
Vemos adolescentes que, quase morrem de tanto chorar por causa dos “ ficantes”, então, como não há envolvimento?  Sempre alguém sofre e muito.  Existem casos de inconformismo,  como o caso Eloá no qual o parceiro acabou tirando a vida da ex -namorada  por ter sido rejeitado.
Por mais que o ser humano diga que não liga, não somos máquinas, temos sentimentos. Nunca cairá da moda o amor, o carinho, o afeto, o toque. Amor virtual? Nem pensar.  Pessoas dizem que não querem relacionamento sério, até haver amor, porque  não é o contrato, mas  é o vínculo, o sentimento é que prende duas pessoas.
Vi uma frase interessante que dizia que quando amamos, cuidamos da pessoa, mesmo quando estamos zangados com ela.
Pessoas idosas dizem que o amor é pura tolerância. Pessoas egoístas não conseguem aceitar os erros alheios então a intolerância, a separação.


Quando amamos alguém, queremos cuidar, queremos estar com esta pessoa. Então , descartáveis,  estão os relacionamentos e não o Amor.
















O que é e o que não reciclável?

São considerados recicláveis aqueles resíduos que constituem interesse de transformação, que têm mercado ou operação que viabiliza sua transformação industrial. Para citar um exemplo: fraldas descartáveis são recicláveis (www.knowaste.com), mas no Brasil não há essa tecnologia (ainda). Portanto não há destino alternativo aos lixões e aterros sanitários para fraldas descartáveis no Brasil. Logo, fraldas descartáveis não se configuram como materiais recicláveis no nosso contexto. Este exemplo também é bom para demonstrar como não há “receita de bolo”  e a importância de o programa de coleta seletiva ter coerência com a realidade local, isto é, a realidade social, ambiental e econômica.
Na lista abaixo há materiais ditos não recicláveis que em certas regiões tem compradores, podendo ser considerados portanto recicláveis.

Atenção: não é necessário separar por cores,

Basta separar os recicláveis dos não recicláveis (lixo seco e lixo úmido)


Papel

Recicláveis


Folhas e aparas de papel
Jornais
Revistas
Caixas
Papelão
Formulários de computador
Cartolinas
Cartões
Envelopes
Rascunhos escritos
Fotocópias
Folhetos
Impressos em geral
Tetra Pak
Não Recicláveis

Adesivos
Etiquetas
Fita Crepe
Papel carbono
Fotografias
Papel toalha
Papel higiênico
Papéis engordurados
Metalizados
Parafinados
Plastificados
Papel de fax

Cuidados especiais:
Devem estar secos, limpos (sem gordura, restos de comida, graxa), de preferência não amassados. As caixas de papelão devem estar desmontadas por uma questão de otimização do espaço no armazenamento.


Metal

Recicláveis

Latas de alumínio
Latas de aço: óleo, sardinha, molho de tomate.
Ferragens
Canos
Esquadrias
Arame
Não recicláveis

Clipes
Grampos
Esponja de aço
Latas de tinta ou veneno
Latas de combustível
Pilhas
Baterias
Cuidados especiais:
Devem estar limpos e, se possível, reduzidos a um menor volume (amassados)

 

Plástico

Recicláveis

Tampas
Potes de alimentos
PET
Garrafas de água mineral
Recipientes de Limpeza
Higiene
PVC
Sacos plásticos
Brinquedos
Baldes
Não recicláveis

Cabo de panela
Tomadas
Adesivos
Espuma
Teclados de computador
Acrílicos
Possivelmente recicláveis

Isopor tem reciclagem em algumas localidades
Cuidados especiais:
Potes e frascos limpos e sem resíduos para evitar animais transmissores de doenças próximo ao local de armazenamento .
  

Vidro

ecicláveis

Potes de vidro
Copos
Garrafas
Embalagens de molho
Frascos de vidro
Não recicláveis

Planos
Espelhos
Lâmpadas
Cerâmicas
Porcelanas
Cristal
Ampolas de medicamentos
Cuidados especiais:
Devem estar limpos e sem resíduos. Podem estar inteiros ou quebrados. Se quebrados devem ser embalados em papel grosso (jornal ou craft).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário