sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sumiu, evaporou!

                                      Sumiu, evaporou
Meu aluno me contou que o cartão de passe de ônibus havia sumido. Andou uma semana pagando “In cash”, o pior, utilizou a mesadinha do fim de semana. Quando puxou a cama pra limpar, olha ele lá embaixo brincando de esconde-esconde com ele.
Ainda me contou que um dia deixou o cel, não sabia onde. Aliás ,nem sabia que havia perdido o aparelho. Pensou estar bem seguro em seu bolso da calça. Saiu de carro e teve que frear bruscamente. O cel caiu no para- brisas. Ficou imaginando que se não fosse a freada, teria perdido de vez, o aparelho. Nem se lembrava que ao abrir o carro, havia colocado em cima do carro. Quantas pessoas perdem a carteira do mesmo jeito?
As chaves da casa eu nem sabia onde tinha deixado, Procurei em todos os lugares da casa, fiz novas cópias, já que não as encontrava. E olha que tinha um chaveiro enorme. Chegando juntamente com a minha irmã, ela abriu tranquilamente a porta, com a minha chave??? Nossa eu tinha pedido a ela pra guardar. Tão bem guardada que eu havia esquecido onde.
Sempre as chaves. Já andei pesquisando uma forma de tocar como um celular, quando perdesse tocaria e pronto. Poderia ser por um número tipo código. Ainda não achei ninguém que tivesse encontrado um meio de ajudar aos distraídos. Acontece que no tempo em que a China invadiu o comércio com as lojas de R$1,99  trouxeram algo interessante que funcionava como um chaveiro. Batia-se palmas e o chaveiro apitava. Creio que o motivo do insucesso foi que , as pessoas distraídas que perdiam as chaves , também esqueciam de colocar a bateria no chaveiro. Resultado: ainda estamos com o mesmo problema.

Uma vez ganhei record do tempo de perda de uma chave. Uns quatro meses. Fiz cópias das chaves do meu filho à prestação e tinha que ser no dia que ele não fosse sair. Peguei duas chaves e depois mais duas. Antes disso eu já  havia procurado na casa inteira. Nos lugares possíveis e impossíveis. Comecei pelas mesas, embaixo das mesas, embaixo da cama, no porta-luvas do carro, nos parapeitos das janelas, nos bolsos de todas as roupas que eu havia usado, até na geladeira procurei. Nada. Um dia ao chegar no  banco parar resolver um problema e ao passar na porta giratória , travou. Tirei tudo da bolsa e ainda travava. O jeito foi guardar a bolsa no armarinho do banco. Cheguei em casa pensando, “que será que acontece com a minha bolsa?” Balancei a bolsa, um ruído estranho. Ah! Um rasgo na lateral fez dela um esconderijo: lá estavam as chaves, moedas, brinco, baton, caneta...

 



Substantivo[editar]feminino chave chaves
.objeto usado para abrir e fechar uma fechadura, algemas ou cadeado
2.sinal (junto com colchetes e parênteses) usado para agrupar elementos matemáticos em operações de prioridades diversas
3.clave musical
4.(Luta marcial) golpe usado para imobilizar o adversário
5.(Biologia) descrição que auxilia a identificação de seres vivos
6.mecanismo que abre e fecha orifícios, permitindo controlar o som em instrumentos musicais
7.identificador que permite localizar informações em repositórios de dados
8.pedaço de informação, geralmente secreto, usado para personalizar cifras
9.sinal de pontuação: {}

Expressões[editar]
chave de boca:
chave de fenda: ferramenta usada para girar um parafuso.
chave de rodas: ferramenta necessária para retirar e/ou apertar os parafusos das rodas de um automóvel.
chave inglesa: ferramenta ajustável usada para girar algo.

Tradução[editar]



Powered by MediaWiki


Nenhum comentário:

Postar um comentário