domingo, 23 de junho de 2013

Quanto custa?

                                           Quanto custa?
Certa vez comentei em sala de aula que o amendoim, algumas pessoas acham que é um produto industrializado. Feito como biscoitos, fandangos. E a aluna perguntou: “ e não é? As pessoas comem e não sabe da origem? Juro que parei de comer hamburguer do Mc Donalds  porque me contaram que é feito de carne de minhocoçú ( minhocas gigantes criadas para esse fim e pra ser fonte de proteínas em outros alimentos). Verdade ou mentira, por via das dúvidas eu fiquei sem comer.  Só como as batatas fritas que sei bem a origem. Fui então que expliquei que o amendoim é cultivado na terra e dá em vagens subterrâneas e que depois de lavadas e secas, são quebradas daí se vê o caroço vermelho, às vezes branco. Tem de qualidade gigante e que o feijão, ao contrário dos amendoins dão as vagens suspensas e que quando não há chuva, essas vagens não granam( não produz feijão) e então você  vê os preços às alturas. O prato predileto do povo brasileiro, a dupla arroz feijão vira um luxo . Fiquei a pensar se ela sabe que o leite vem da vaquinha, será que ela
imagina que é necessário prender o bezerro perto da vaca para se fazer a ordenha manual? Pois é “enganamos a vaca que o bezerro vai mamar” caso contrário ela prende o leite. Quem vai explicar a defesa da natureza em prol dos filhotes. E na ordenha mecânica? A força de sucção exige, força a descida do leite. E tem uma coisa engraçada nas vacas. Elas parem o bezerro e em seguida já fica “prenha de outro filhote” . Pra elas não ficarem muito debilitadas, coloca-se um objeto no nariz do jovem bezerro de forma que ele fique impedido de mamar. Também nem fica bem um filhote quase do tamanho da mãe ainda mamando!

Por falar em preço, é muito engraçado. Dizem que o preço está alto por estar fora da safra, por causa da chuva, da seca, mas o principal motivo são os intermediários, eles são os que mais ganham. Os produtores sofrem com o tempo, pragas, sol, manejo e são os que menos ganham. Meu pai dizia que o melhor tempo para se plantar é na seca  , pois existem menos pragas, lógico se conseguir irrigar. Ele dizia que é por isso que hoje no nordeste são produzidas as melhores frutas; manga, caju, uva, melão, abacaxi, tudo no padrão exportação. Por falar em abacaxi, havia uma expressão que usávamos muito: preço de abacaxi, ou preço de banana. Claro que caiu em desuso. Vai ao mercado comprar essas frutas. E o chuchu que existe uma expressão vulgar: Dá mais q...  . Pelo preço do legume, não está dando tanto mais não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário